Professora e aluno de escola de Piraju promovem leitura interativa da memória de estação ferroviária




Um criativo projeto de ensino de artes foi realizado na Escola Estadual Prefeito Quinzinho Camargo, com aluno do 2º “A” Ensino Médio da Escola Estadual Prefeito Quinzinho Camargo orientado pela criativa professora de Artes Maria do Carmo Blasques (Carminha) fez uma (re) leitura dos aspectos arquitetônicos, históricos, culturais e artísticos da Estrada de Ferro Sorocabana de Piraju imóvel. O trabalho teve como objetivo levar o conhecimento sobre o patrimônio histórico, visto que a juventude do bairro não possuía informações sobre a origem e a história do local onde residem.
A pesquisa envolveu uma série de etapas. Primeiramente, houve uma palestra, na sala d aula, ministrada pelos funcionários da prefeitura responsáveis pelo acervo municipal: Magaly Lisboa Ribeiro, Cristina Seckler d Almeida e Tarsis Marques as Silva. Em seguida, os alunos entrevistaram a população mais antiga que reside no bairro, obtendo diferentes informações sobre como era o funcionamento da ferrovia. Os alunos, depois disso, visitaram o local, com a professora Carminha, a fim de o conhecerem melhor e anotarem suas impressões: “O que eu vejo... O que eu sinto... O que eu penso...”.
Para retratar o passado, os alunos se caracterizaram com roupas de época e encenaram alguns fatos, como o ato de esperar o tem, entre outros. Para concluir o trabalho proposto pela professora, ouviram a música “Trenzinho Caipira” do compositor Heitor Villa Lobos e, a partir desta, elaboraram outra, com os fatos apreendidos no decorrer da pesquisa. O trabalho final alcançou os objetivos esperados e enriqueceu a cultura e o conhecimento dos alunos que realizaram a proposta. Para os interessados no assunto, a pesquisa encontra-se disponível na biblioteca municipal de Piraju. Seguem, abaixo, algumas fotos feitas pela professora durante a pesquisa.





Fonte: Jornal Folha de Piraju
Acessado em 29/10/2010 às 07h49



0 comentários:

Postar um comentário