Canoagem em Piraju


Na exuberância da Mata Atlântica, na região da Serra Gaúcha, interior do Rio Grande do Sul, está localizada a cidade de Três Coroas.
O “Desafios da Natureza” realizado no ultimo final de semana, abrangia provas de Rafting, Corrida de Aventura, Slalom e Montain Bike e fazia parte das comemorações do cinqüentenário daquela cidade. Nos dias 6, 7 e 8 de novembro competidores de todo o país se reuniram para definir as várias etapas de cada modalidade.

Inserida na programação estava a última etapa da Copa Brasil de Slalom 2009. Contou com mais de 60 inscritos e possuía uma organização impecável, desde a acolhida dos atletas até a cronometragem das provas. Toda a estrutura e experiência no desenvolvimento do esporte de aventura, a cidade adquiriu ao longo de muitos anos, o que com justiça lhe confere o título de CAPITAL NACIONAL DA CANOAGEM. Lá se definiu as vagas restantes para o Campeonato Sul Americano de Slalom em San Gil, Colômbia.
Segundo Luiz Augusto Merkle, do Comitê de Canoagem da CBCa, a modalidade slalom está passando por uma reformulação neste ano no país e já foi confirmada a sua inclusão nos Jogos Pan-americanos do México em 2011 depois de muita luta.

João Vitor Martins Machado, da cidade de Tomazina/PR foi o grande campeão dessa etapa, confirmando seu favoritismo. Já estava classificado desde julho em Foz do Iguaçu, para o Campeonato Sul Americano que acontecerá ainda neste mês. Em segundo ficou Mauri Cesar Tavares, de Três Coroas, ambos da categoria Sênior.



O terceiro melhor desempenho da prova foi de Pedro Henrique Gonçalves da Silva, da categoria K1 Júnior. Com alguns décimos de segundos deixou para trás competidores experientes das categorias superiores. Pepê também já estava classificado desde julho para San Gil. Restava definir os demais atletas para o Sul Americano de 2009.
Veja a Classificação dos atletas de Piraju:
K1 FEMININO – 1º Lugar: Milene Wolf
2º Lugar: Poliana de Paula
K1 CADETE – 2º Lugar: Mateus Mello
K1 JUNIOR – 1º Lugar: Pedro Henrique Gonçalves da Silva – Pepê
2º Lugar: Anderson dos Santos Oliveira– Ursão
4º Lugar: Renan Cunha de Oliveira
6º Lugar: Patrick Ronald de Almeida
7º Lugar: Charles Correa
K1 SENIOR- 7º Lugar: Adriano Siano Bragança
9º Lugar: Thiago de Oliveira Soares

CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPES (onze no total)
1º Lugar: Pedro Henrique/Anderson dos Santos/Charles Correa
5º Lugar: Adriano/Mateus/Renan

Com essas colocações, MILENE WOLF e ANDERSON DOS SANTOS OLIVEIRA também garantiram vaga para a Colômbia nos dias 19 a 22 de novembro.



SURPRESA
A grande surpresa da Copa Brasil foi a equipe Campeã formada por PEPÊ/ANDERSON/CHARLES, atletas da Categoria Júnior, os três com 16 anos. Fizeram uma descida muito técnica e rápida batendo as equipes Sênior – acima de 19 anos e Master, acima de 30 anos. Atletas fortes e experientes foram deixados para trás, dentre eles João Victor de Tomazina/PR e Gustavo Selbach de Três Coroas/RS.
Essa foi a primeira vez na história da canoagem de Três Coroas, que uma equipe Júnior vence a prova por equipes, tornando-se a melhor do Brasil, superando atletas Master e Sênior.

Tem mérito também a 5º colocação por equipes. ADRIANO/MATEUS/RENAN mostraram garra e categoria diante de uma platéia sedenta pela vitória da equipe favorita formada pelos Masters e Seniors.
Ao todo, Piraju trouxe 8 medalhas, sendo 5 de ouro e 3 de prata numa comitiva de 10 competidores. Mais uma marca para a canoagem Pirajuense, mostrando que nossa cidade possui potencial para despontar muitos talentos escondidos levando a cidade a fazer parte do cenário esportivo nacional.

Fonte: Portal Piraju
Por Marco Mello - Site Canoagem Piraju

0 comentários:

Postar um comentário